Com inscrições abertas, projeto oferece atividades esportivas gratuitas para crianças e adolescentes
- Moisés Oliveira
- 22 de jul.
- 2 min de leitura

A partir de agosto, jovens entre 6 e 17 anos da rede pública de ensino de Brumadinho, Mário Campos e Igarapé terão acesso gratuito a atividades esportivas e culturais promovidas pelo projeto Estação Itinerante. A iniciativa, que marca uma nova fase da Estação Conhecimento Brumadinho, leva para além de seus espaços físicos oportunidades de desenvolvimento social, educação e cidadania, com foco especial na juventude da Bacia do Paraopeba.
O projeto chega com o objetivo de descentralizar as ações da Estação, ampliando o impacto do esporte como ferramenta de transformação social. A estrutura itinerante inclui oficinas esportivas como atletismo, esportes de quadra, multiesportes e iniciação esportiva voltada para pessoas com deficiência, totalizando 350 vagas. As atividades serão conduzidas por educadores físicos, monitores, arte-educadores e supervisores técnicos. Além do acesso gratuito, os participantes contarão com todo o material necessário, lanches e suporte pedagógico durante as oficinas.
Em Brumadinho, o projeto será implementado na Escola Estadual Abelardo Duarte Passos, no povoado de Melo Franco. As inscrições vão de 21 a 25 de julho, das 8h às 16h, no próprio local onde ocorrerão as atividades. Em Mário Campos, as matrículas devem ser feitas no CRAS Central, também entre os dias 21 e 25 de julho, e os encontros serão realizados na Quadra Central da cidade, no bairro Vila São Tarcísio. Já em Igarapé, as inscrições estarão abertas entre 23 e 25 de julho no CRAS local, e as atividades ocorrerão na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade, no bairro Marechal Rondon.
Segundo o diretor da Estação Conhecimento Brumadinho, Janderson Victor Grolla, a proposta reafirma a importância do esporte como ferramenta de inclusão e fortalecimento dos laços comunitários. “A Estação Itinerante reafirma o esporte como ferramenta de cidadania, saúde e convivência. Nosso compromisso é com a inclusão e o fortalecimento comunitário”, declarou.
O projeto também reforça o papel da Estação Conhecimento como uma referência no apoio ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes da região impactada pelo rompimento da barragem, oferecendo alternativas positivas e inclusivas para a juventude.
Para mais informações sobre a Estação Itinerante e o processo de matrícula, os interessados podem entrar em contato com a Estação Conhecimento Brumadinho pelo telefone (31) 3571-3768.
Comments