top of page

Barragem da Emicon é classificada em nível 2 e acende alerta para ações preventivas em Brumadinho

  • Foto do escritor: Guilherme Almeida
    Guilherme Almeida
  • 23 de jul.
  • 2 min de leitura
Foto: ASCOM Prefeitura de Brumadinho
Foto: ASCOM Prefeitura de Brumadinho

A elevação do nível de emergência da barragem B1-A, da empresa Emicon Mineração, localizada na comunidade do Quéias, levou a Prefeitura de Brumadinho a criar, nesta terça-feira (23), a Comissão Estratégica Municipal (CEM), com o objetivo de fortalecer as ações preventivas e garantir a segurança da população da região do Vale do Ingá. A medida foi adotada após notificação da Agência Nacional de Mineração (ANM), que classificou a estrutura no nível 2 de emergência. Apesar disso, as autoridades destacam que não há risco iminente de rompimento, e todas as ações em curso são de caráter preventivo.

A decisão foi tomada após a ANM identificar falhas no sistema de segurança da barragem, como a ausência de sistemas automatizados de alerta, videomonitoramento e a não apresentação da Declaração de Conformidade e Operacionalidade (DCO) referente ao Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Diante disso, a Prefeitura articulou uma força-tarefa reunindo diversas secretarias municipais para agir de forma rápida e integrada.

A nova Comissão Estratégica Municipal será composta pelo prefeito Gabriel Parreiras, pela Defesa Civil Municipal e por representantes das secretarias de Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil; Planejamento; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente; Obras; Saúde; Procuradoria Geral do Município; Governo e Reparação. Todas as pastas estarão de prontidão para atuação imediata, caso haja necessidade de novas medidas.

Segundo o prefeito, a iniciativa é um passo essencial para preservar vidas e garantir respostas rápidas. “Nosso dever é proteger as pessoas. A prevenção sempre será o melhor caminho. Mesmo não havendo risco de ruptura, vamos seguir mobilizados com responsabilidade e atenção total à comunidade”, afirmou.

A secretária Rosely Baeta, responsável pela pasta de Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil, destacou que a gestão tem mantido constante vigilância sobre a estrutura desde o início do mandato. “Estamos trabalhando em conjunto com todos os órgãos de segurança. Com a CEM, ampliamos essa articulação e reforçamos a capacidade de resposta, inclusive com uma eventual retirada humanizada de moradores da área de risco”, explicou.

Equipes da Defesa Civil seguem executando a evacuação preventiva das famílias que vivem na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), garantindo apoio logístico, acolhimento e informação. A operação conta com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e de instituições estaduais e federais. A população do Quéias está sendo assistida de forma contínua, com informações claras e atualizadas sobre o andamento da situação.

A administração municipal reforça que todas as decisões são pautadas na Resolução ANM nº 95/2022 e visa manter a tranquilidade da população diante do novo cenário. O monitoramento da barragem segue constante e transparente, garantindo que qualquer anomalia seja imediatamente comunicada e tratada de forma rigorosa

Comentários


Anuncie Apoio_edited.jpg
Anúncio quadrado - Independente (3).png
Anúncio quadrado - Independente.png
bottom of page