Instituto Inhotim recebe moradores de áreas rurais em mais uma edição do “Próxima Parada”
- Moisés Oliveira
- há 14 horas
- 1 min de leitura

O programa “Próxima Parada Inhotim”, que tem como objetivo aproximar os moradores de Brumadinho do maior museu a céu aberto da América Latina, chega à sua edição de maio contemplando os distritos de Córrego Fundo, Tejuco, Assentamento Pastorinhas e Monte Cristo. No dia 18 de maio, um ônibus circulará por essas localidades, realizando o embarque de quem se inscrever previamente para passar o dia no Instituto Inhotim, com direito a entrada gratuita e retorno ao fim da tarde.
A proposta é oferecer oportunidades de lazer, cultura e conhecimento aos cidadãos que, muitas vezes, vivem próximos ao Inhotim, mas enfrentam dificuldades de mobilidade e acesso. A experiência, que inclui transporte de ida e volta, representa também uma ação de valorização dos moradores locais, permitindo que tenham contato direto com a arte contemporânea, os jardins botânicos e a vasta programação do instituto.
Os interessados devem se inscrever antecipadamente por meio do formulário disponível online. O ponto de partida será às 9h, na Igreja São Miguel, em Córrego Fundo. O ônibus fará paradas em Tejuco (Igreja Nossa Senhora das Mercês), no Assentamento Pastorinhas e em Monte Cristo (Igreja Beata Santa Miriam). O retorno do Inhotim está previsto para as 15h30.
O programa é uma das muitas formas de integração entre a comunidade e o Instituto, que se consolida como um importante parceiro cultural e social de Brumadinho. Iniciativas como essa demonstram como é possível democratizar o acesso a equipamentos culturais e incentivar o pertencimento da população local em relação a um espaço de importância internacional que está em seu próprio território.
Comentarios