Câmara de Brumadinho aprova pacote de projetos que vão de transporte a saúde e habitação
- Moisés Oliveira
- 15 de ago.
- 2 min de leitura

A Câmara Municipal de Brumadinho realizou, nesta semana, a 12ª Reunião Ordinária de 2025, com a votação e aprovação unânime de uma série de propostas que impactam diretamente a vida dos moradores, abrangendo desde homenagens e mudanças de nomenclatura até a criação de programas sociais, investimentos em saúde, transporte e desenvolvimento rural. Entre os destaques estão a criação do Terminal de Ônibus no Distrito de Aranha, o reconhecimento de atletas locais, a instituição de políticas públicas voltadas à saúde e bem-estar, além da nova denominação do Hospital Municipal.
No campo das homenagens, os vereadores aprovaram moções de aplauso para atletas brumadinhenses que se destacaram em competições, como Rayana Mayara Santos Brandão, campeã no atletismo dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2025, e Yasmin Vitória, referência no jiu-jitsu. Também foi aprovada moção reconhecendo o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e das equipes do Complexo Hospitalar.
Na área de infraestrutura e mobilidade, foi aprovado o projeto que cria o Terminal Municipal de Ônibus no Distrito de Aranha e o serviço de Circular Rural, visando facilitar o transporte e a inclusão social. Também passaram mudanças na denominação de ruas e avenidas em Piedade do Paraopeba e a oficialização de nomes de praças e do Complexo Hospitalar.
A pauta da saúde ganhou relevância com a aprovação de propostas como o Programa “Bem Estar Contínuo”, para distribuição de medicamentos à base de Canabidiol (CBD) e Tetrahidrocanabinol (THC), a disponibilização de soro antiofídico e imunobiológicos em todas as unidades de saúde, além da criação da “Casa da Mãe Atípica” e do Programa “Arte na Melhor Idade”.
Na assistência social e desenvolvimento, a Câmara aprovou a criação do Fundo de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, o Programa “Meu Lote, Minha Casa” para apoiar famílias de baixa renda na construção ou melhoria de moradias, e o Programa de Ração para Animais. Também foi instituído o Conselho Municipal de Participação Social para Acompanhamento da Reparação do Desastre da Mina do Córrego do Feijão e criada a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI).
Ainda na sessão, foram reconhecidas como utilidade pública a Associação Esportiva Ypiranga Social Clube e a Associação AN Amigos de Todos. O Legislativo também aprovou alterações na estrutura administrativa da própria Câmara, visando adequar cargos e funções.
A reunião evidenciou um esforço coletivo dos vereadores para aprovar medidas que abrangem diferentes áreas, refletindo demandas antigas e novas necessidades da população brumadinhense.
Comments