Contribuintes de Brumadinho podem consultar restituição do IR a partir desta quinta (24)
- Guilherme Almeida

- 24 de jul.
- 2 min de leitura

A Receita Federal libera nesta quinta-feira (24) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. Com um volume histórico, o lote vai contemplar aproximadamente 7,2 milhões de brasileiros, incluindo moradores de Brumadinho e região. O pagamento, que será creditado no próximo dia 31 de julho, somará R$ 10 bilhões, valor que representa o segundo maior da história já destinado em um único lote de restituições. Grande parte do montante será destinada a contribuintes com algum tipo de prioridade legal ou procedimental, como idosos, pessoas com doenças graves, professores e quem optou por declaração pré-preenchida e recebimento via Pix.
Entre os beneficiados estão 6.316.894 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e indicaram chave Pix, que ganharam prioridade no calendário deste ano mesmo sem estarem listados entre os grupos prioritários por lei. Outros 755.978 contribuintes sem prioridade legal também receberão neste lote, além de 83.575 pessoas entre 60 e 79 anos, 15.988 acima de 80 anos, 35.315 cuja maior fonte de renda é o magistério e 11.298 com deficiência física, mental ou doenças graves.
Quem quiser saber se está entre os contemplados poderá consultar diretamente pelo site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, clicando em “Consultar a Restituição”. A checagem também está disponível no aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis. O valor será depositado na conta bancária ou chave Pix informada na declaração.
Caso o contribuinte não esteja entre os contemplados, é recomendado acessar o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), verificar se há alguma pendência e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para tentar entrar nos próximos lotes, inclusive os da malha fina. O terceiro lote inclui também restituições residuais de anos anteriores que estavam retidas.
Moradores de Brumadinho devem ficar atentos aos prazos e garantir que os dados bancários informados estejam corretos, especialmente se optaram pelo Pix com chave CPF — modalidade que está sendo usada como preferência de pagamento.


















.png)

Comentários