Há um ditado que diz que “o povo tem o governo que merece.” Mas “todo” o povo?
Digamos que você, cara (e)leitora, estuda as propostas e, principalmente, o passado de um candidato. Atendidas suas expectativa, você decide votar nele. Mas ele não é eleito!
Em seu lugar é eleito outro, envolvido em falcatruas, estelionato, assédio sexual, respondendo por tentativa de assassinato, desrespeito à Saúde Pública e falsificação de documentos para ter acesso ao poder.
É eleito alguém que ficou rico com dinheiro público. Alguém machista, sem compromisso com o povo; alguém preocupado apenas com seu salário de político, e, às vezes, um ladrão de mão cheia, desses que estava falido até outro dia atrás. Alguém que se oferece para comprar seu voto.
No lugar do ótimo candidato que você escolheu e em quem você votou, é eleito um defensor de quem defende a tortura, de quem é contra a vacinação para se proteger da COVID-19, alguém que defende quem é homofóbico, racista, corrupto, golpista, machista, ladrão e que usa a religião para enganar os mais distraídos e sem capacidade de crítica.
No lugar de seu candidato, é eleito quem está na política há 10, 17 anos e nada faz para melhorar, verdadeiramente, a vida do povo. Alguém que não cuida dos mais necessitados, que esbanja e deixa esbanjar dinheiro público ao-deus-dará.
Aí você estufa o peito e diz: “Mas eu não votei nele!”. E daí? Não votou mas deixou os outros votarem! Não votou mas não conversou com os outros que estavam cavando o seu e o nosso próprio buraco! Não votou mas não lutou para que os outros também não votassem!
Não votar em gente que não presta é muito pouco! Têm que votar no melhor! O correto é não votar em gente que não presta, e trabalhar para que os outros também não votem. Se você não faz isso, você também vai merecer ter esse governo porcaria! “Todo” o povo tem o governo que merece!
Assina a coluna
Reinaldo Fernandes
Professor e Político
31 9 9209-9899 | reinaldoffernandess@gmail.com
Esse aí entende de voto!