Receita libera consulta a lote da malha fina; brumadinhenses podem receber restituição
- Guilherme Almeida
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Moradores de Brumadinho e de todo o país que caíram na malha fina do Imposto de Renda e regularizaram suas declarações já podem conferir se estão entre os beneficiados pelo novo lote de restituições. A Receita Federal abriu a consulta ao lote residual do mês, que contempla 279.500 contribuintes. Ao todo, serão pagos R$ 339,63 milhões, com prioridade para quem utilizou a chave Pix do tipo CPF ou entregou a declaração pré-preenchida.
Do montante total a ser restituído, cerca de R$ 180,27 milhões serão destinados a grupos prioritários. Entre eles, estão pessoas acima de 60 anos, contribuintes com deficiência física, mental ou portadores de doenças graves, além de professores que tiveram o magistério como principal fonte de renda. Apenas quem cumpriu os requisitos estabelecidos pela Receita terá prioridade no recebimento, que ocorrerá no próximo dia 30 de abril.
A maioria dos beneficiados – mais de 204 mil – utilizou o CPF como chave Pix, o que tem garantido mais agilidade no depósito desde o ano passado. A Receita reforça que esse tipo de chave oferece facilidade e segurança no processo de reembolso. Para consultar se a restituição foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Restituição”. O mesmo serviço está disponível no aplicativo oficial do órgão para celulares e tablets.
Quem não estiver na lista deste lote deve verificar, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), se há pendências que ainda precisam ser regularizadas. Caso haja erros ou omissões, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos pagamentos. A Receita lembra que o crédito será feito na conta bancária informada na declaração ou, preferencialmente, via chave Pix. Se o valor não for depositado por motivo de conta desativada, por exemplo, ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Os contribuintes que não resgatarem os valores dentro do prazo precisarão fazer uma solicitação no Portal e-CAC. Basta acessar a seção “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
O acesso facilitado e a possibilidade de retificação da declaração oferecem aos brumadinhenses uma nova oportunidade para regularizar sua situação fiscal e receber os valores a que têm direito. A expectativa é que, com a ampla divulgação da consulta, mais contribuintes consigam resolver eventuais pendências a tempo de garantir o recebimento ainda neste ano.
Comments