
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou nesta quinta-feira (5) o alerta de "grande perigo" de onda de calor para Brumadinho e mais 370 municípios em Minas Gerais. O alerta, válido até as 23h59 deste sábado (7), aponta risco à saúde devido a temperaturas até 5°C acima da média, com duração prevista entre três e cinco dias.

O aviso inclui grande parte do estado, abrangendo regiões como o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e a Região Metropolitana de Belo Horizonte, que somam 70% do território mineiro sob risco. O Inmet já havia emitido um alerta laranja para outras 242 cidades, ampliando a cobertura da onda de calor no estado.
Diante das altas temperaturas, o órgão orienta os brumadinhenses a adotarem medidas de proteção, como aumentar a ingestão de líquidos para manter a hidratação, evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h e usar chapéu, óculos escuros e protetor solar. A recomendação também inclui evitar esforços físicos excessivos, manter ambientes bem ventilados e optar por refeições leves, além de evitar bebidas alcoólicas.
Outro ponto de atenção é a permanência de crianças, idosos e pessoas doentes em veículos expostos ao sol, que deve ser evitada devido aos riscos de superaquecimento corporal.
A onda de calor pode trazer complicações, principalmente para grupos vulneráveis, como idosos e pessoas com problemas de saúde pré-existentes. O Inmet reforça que é crucial seguir as recomendações para reduzir o impacto das altas temperaturas e garantir a segurança de todos durante esse período crítico.
Comments