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Gasolina passa a ter 30% de etanol em agosto; governo projeta economia de R$0,13 por litro

  • Foto do escritor: Guilherme Almeida
    Guilherme Almeida
  • 25 de jun.
  • 2 min de leitura
Foto - Divulgação
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O preço dos combustíveis pode ficar um pouco mais leve no bolso dos brumadinhenses a partir de 1º de agosto. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta quarta-feira, 25 de junho, o aumento obrigatório de biocombustíveis na mistura comercial: a gasolina passará a conter 30% de etanol anidro (o chamado E30) e o diesel, 15% de biodiesel (B15). Segundo o Ministério de Minas e Energia, a mudança — autorizada pela Lei do Combustível do Futuro, de 2024 — pode baratear em até R$ 0,13 o litro da gasolina e reduzir a importação anual de cerca de 760 milhões de litros de derivados fósseis no país.

A decisão, anunciada em reunião que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Alexandre Silveira, cria espaço para investimentos estimados em R$ 9 bilhões na cadeia do etanol. Estudos do Instituto Mauá de Tecnologia apontam que veículos e motocicletas flex ou mais recentes não terão dificuldade de operação com o novo teor. Já modelos exclusivamente a gasolina — especialmente importados e mais antigos — podem exigir ajustes.

Em Brumadinho, onde motoristas reclamam de uma das gasolinas mais caras da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a expectativa é de queda tímida, mas bem-vinda, nos postos locais. O impacto final dependerá da política de preços das distribuidoras, da margem dos revendedores e da tributação estadual. Também há dúvidas sobre a adaptação de frotas de tratores, caminhões mais antigos e equipamentos agrícolas na zona rural.

A elevação para E30 e B15 não altera as especificações de octanagem nem de densidade definidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), mas amplia a demanda por etanol e biodiesel, reforçando a meta de descarbonizar a matriz energética. A lei permite, no futuro, chegar a 35% de etanol na gasolina e a 25% de biodiesel no diesel, metas que dependerão de novos testes de frota e análise de impacto econômico.

Os postos terão pouco mais de um mês para adequar estoques e revisar a sinalização nas bombas. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) também deverá atualizar a mistura-padrão usada para calcular o ICMS. Especialistas lembram que, além de ligeira queda no custo por quilômetro rodado, o aumento de etanol pode reduzir emissões de carbono e estimular a produção canavieira no interior de Minas.

Enquanto aguardam a data de vigência, consumidores devem estar atentos às variações e, sempre que possível, comparar preços entre gasolina, etanol hidratado (E100) e o novo E30. A proporção que compensa depende do rendimento de cada veículo, mas, em geral, o etanol só é vantajoso quando custa até 70% do valor da gasolina.

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