Na manhã de quinta-feira (18/04), a Escola Municipal Leon Renault recebeu a visita da caravana do trabalho decente promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG), para uma palestra focada no combate ao trabalho infantil e para apresentar os programas institucionais da Justiça do Trabalho.
O evento contou com a presença das desembargadoras do TRT-MG, Paula Oliveira Cantelli e Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim, gestoras dos programas de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas, Proteção ao Trabalho do Migrante e Combate ao Trabalho Infantil, respectivamente. Também participou a desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini, gestora regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, juntamente com o desembargador Luiz Otávio Linhares Renault, decano do Tribunal e filho do educador homenageado pela escola.
Durante a visita, as desembargadoras proferiram palestras abordando temas como o combate ao trabalho infantil e aspectos relacionados à Justiça do Trabalho, além de apresentar os programas institucionais do TRT-MG.
Um momento marcante da manhã foi a presença do Desembargador Luiz Otávio Linhares Renault, que presenteou a escola com um quadro contendo a foto de seu pai, e fez uma breve retrospectiva da trajetória do homenageado, reconhecido como pioneiro na área da educação. O desembargador destacou o compromisso de seu pai com a causa da educação como meio de transformação para os menos favorecidos: "Foi uma vida dedicada a esta nobre causa: resgatar os menos favorecidos através da educação. Quem estuda, a vida muda".
A presença e as palavras do Desembargador Linhares Renault agregaram valor ao evento, enaltecendo o legado educacional e a importância do engajamento social na luta contra o trabalho infantil e por melhores condições de trabalho.
O encontro na Escola Municipal Leon Renault reforçou o compromisso do TRT-MG em sensibilizar e informar a comunidade sobre questões relacionadas ao trabalho infantil e aos direitos trabalhistas, além de destacar a relevância da educação na promoção de mudanças sociais significativas.
Comentários