Estoque de sangue atinge nível crítico e Hemominas convoca doadores de Brumadinho
- Talles Costa
- há 8 horas
- 2 min de leitura

A Fundação Hemominas divulgou nesta quinta-feira (15) o panorama atualizado do estoque de sangue em Minas Gerais, revelando que a situação exige atenção imediata. De acordo com o informe, os tipos sanguíneos O+ e O- estão em nível crítico, enquanto os tipos A+ e A-, B- e AB- encontram-se em estado de alerta. O tipo AB+ apresenta estabilidade, e apenas o tipo B+ está com nível considerado adequado.
Diante do quadro, a instituição reforça o apelo à solidariedade da população, especialmente àqueles que possuem os tipos mais demandados e em falta. A recomendação é que pessoas com sangue O positivo e O negativo agendem a doação o quanto antes. A Hemominas destaca ainda que o agendamento prévio é obrigatório, podendo ser feito pelo site da fundação ou pelo aplicativo MGapp - Cidadão.

Em Brumadinho, não há posto de coleta, mas os moradores que desejarem contribuir com a reposição dos estoques podem se dirigir à unidade de Betim, que é a mais próxima. Ela está localizada na Rua Salvador Gonçalves Diniz, nº 191, no bairro Jardim Brasília. A fundação pede, com ênfase, que em casos de impossibilidade de comparecimento, o agendamento seja cancelado para liberar o horário a outros doadores.
A doação de sangue é um gesto simples, rápido e seguro, mas que pode salvar até quatro vidas com apenas uma bolsa. A Hemominas relembra que todos os tipos sanguíneos são importantes e que o abastecimento dos hemocentros é essencial para cirurgias, tratamentos de doenças crônicas e atendimento de emergências.
A participação dos cidadãos é decisiva para que os hospitais mineiros mantenham os atendimentos com segurança. Em momentos como esse, o envolvimento de toda a sociedade, inclusive de quem vive em cidades próximas aos grandes centros de coleta, como é o caso dos brumadinhenses, é vital para preservar vidas e garantir o funcionamento do sistema de saúde.
Comments