top of page

Cineasta de Brumadinho conquista o Streaming e leva produções independentes para o mundo

  • Foto do escritor: Talles Costa
    Talles Costa
  • 20 de out. de 2025
  • 4 min de leitura
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

O cineasta brumadinhense John Lennon Moreira Campos segue ampliando fronteiras e conquistando espaço no cenário audiovisual. Três de suas produções — ‘O que é a Felicidade?’, ‘O Poder do Esporte’ e ‘8 Segundos’ — acabam de estrear em algumas das principais plataformas de streaming do país, como Claro TV+ e Amazon Prime Video, estando também disponíveis na Apple TV e na versão internacional da Amazon Prime dos Estados Unidos. Todas as obras foram idealizadas, roteirizadas, dirigidas e editadas por John Lennon, que novamente leva o nome de Brumadinho a produções de alcance nacional e internacional.

As conquistas ganham ainda mais significado pelo fato de que todas essas obras foram produzidas sem apoio financeiro público ou privado, custeadas com recursos próprios do cineasta e de sua produtora, a Cinemuai Produtora. Mesmo com as limitações, John Lennon conseguiu destaque em festivais internacionais e prêmios que colocaram Brumadinho no mapa do cinema independente mundial. “Fazer cinema independente no Brasil é um ato de resistência. Se conseguimos chegar longe sem apoio financeiro, imagine o que poderíamos fazer com o incentivo de empresas e instituições que acreditassem na arte e na transformação que ela causa nas pessoas”, afirma o cineasta.

Entre as premiações que reforçam a relevância de seu trabalho estão reconhecimentos em países como Espanha, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Índia, Estados Unidos e Grécia. O episódio ‘O que é a Felicidade?’ recebeu menção honrosa de melhor curta-documentário em Abu Dhabi, além de prêmios no Saudi Arabia International Film Festival, Goldfish International Film Festival e Thilsri International Film Festival, ambos na Índia. A produção também chegou à semifinal do Student World Impact Film Festival, nos Estados Unidos, ficando entre os 10 melhores filmes de um total de 13.868 produções inscritas. Já o curta ‘O Dia da Mulher’ venceu em Abu Dhabi na categoria melhor curta-documentário sobre mulheres, enquanto ‘Rodrigo Weysberg – 8 Segundos’ conquistou menção honrosa no festival grego Athens International Monthly Art Film Festival.

Além das conquistas artísticas, John Lennon se destaca também pelo seu papel social. Ele é o idealizador da TV APAE de Brumadinho, projeto que tem sido fundamental na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, oferecendo formação e oportunidades na área de comunicação e audiovisual. “O audiovisual é uma poderosa ferramenta de inclusão. É isso que a gente faz também na TV APAE de Brumadinho, que ajudei a idealizar, e que tem aberto portas para jovens e adultos com deficiência entrarem no mercado de trabalho, mostrando que o talento e a sensibilidade não têm limites”, reforça o cineasta. Atualmente, a TV APAE está produzindo um documentário em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, tendo John como responsável pela equipe de captação da peça.

Com olhar sensível e narrativa marcada pela empatia, suas produções revelam a força das histórias locais e das pessoas comuns. “Nada disso seria possível sem as pessoas que se doaram de corpo e alma para cada produção. Os entrevistados, os voluntários, os apoiadores e os amigos que acreditaram no projeto quando não havia recursos — todos fazem parte dessas vitórias”, diz John Lennon, destacando também o apoio da população que acompanha e valoriza suas produções. “Cada conquista é também do povo de Brumadinho. Esses filmes nasceram aqui, contam nossas histórias e levam o apoio e o carinho de pessoas que acreditam na força da nossa cultura. A cada exibição, é como se eu pudesse retribuir à cidade um pouco de tudo que ela me oferece todos os dias.”

O reconhecimento do trabalho de John Lennon também veio em forma de moção oficial pela Câmara Municipal de Brumadinho. Em dezembro de 2024, o cineasta recebeu uma Moção de Aplausos e Reconhecimento entregue pela vereadora Alessandra do Brumado. A honraria destacou o impacto do documentário "O Poder do Esporte", que promove a conscientização sobre a importância das atividades físicas para pessoas com necessidades especiais, além de valorizar o papel transformador das APAEs na inclusão e na qualidade de vida. O documentário é fruto da parceria entre a APAE Brumadinho, a Federação das APAEs de Minas e a ABAC – Associação Brumadinhense de Audiovisual CinemUai. O filme celebra a força do esporte como agente de inclusão social, sensibilizando o público para a importância da acessibilidade e do acolhimento. Durante a entrega, John expressou o significado desse reconhecimento: “Ficamos muito honrados em receber a moção, porque isso reforça a importância de trabalhos como este e o impacto que eles têm na sociedade. Vamos seguir produzindo cinema voltado à inclusão, que deve ser trabalhada em todas as esferas e nas diversas formas de arte. Agradecemos à vereadora Alessandra e a todos que prestigiaram o filme e levaram a mensagem de inclusão para todos os lados.”

Reconhecido como um dos talentos emergentes do cinema regional, John Lennon segue provando que a arte pode ultrapassar barreiras e transformar realidades. “Mais do que prêmios, o que me motiva é ver pessoas se reconhecendo nas histórias que contamos. Quero continuar levando o nome de Brumadinho para o mundo, mostrando que daqui saem grandes histórias e grandes talentos — basta acreditarmos e apoiarmos quem cria”, conclui o cineasta.


 

Comentários


Anuncie Apoio_edited.jpg
bottom of page