O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) decidiu por unanimidade que Guilherme Morais (PSD), ex-vereador de Brumadinho e pré-candidato à prefeitura da cidade, está apto a concorrer nas eleições municipais de outubro de 2024. A audiência que definiu o caso ocorreu na tarde de quinta-feira, 11 de julho.
A decisão foi tomada com cinco votos a zero e anunciada pela relatora, Juíza Patrícia Henriques Ribeiro. O colegiado acatou o recurso de Guilherme Morais contra a anotação de inelegibilidade registrada na Justiça Eleitoral em 16 de maio, assinada pela juíza eleitoral em substituição, Renata Nascimento Borges.
Guilherme Morais havia renunciado ao cargo de vereador em março de 2023, enquanto enfrentava um processo de cassação por quebra de decoro parlamentar. A anotação de inelegibilidade havia sido aplicada devido a essa renúncia, mas o TRE-MG decidiu que ele pode disputar a prefeitura nas próximas eleições.
"Hoje é um dia importante para mim. (...) A decisão do TRE de permitir minha candidatura à Prefeitura de Brumadinho é uma vitória para todos (...) O povo é que vai decidir os destinos de Brumadinho", afirmou Guilherme Morais após a decisão.
Com a decisão do TRE-MG, Guilherme Morais está oficialmente liberado para seguir com sua campanha e concorrer ao cargo de prefeito de Brumadinho nas eleições de outubro de 2024.
Comments