top of page

Título cancelado pode impedir matrícula, passaporte e concursos: veja como regularizar em Brumadinho

  • Foto do escritor: Moisés Oliveira
    Moisés Oliveira
  • 21 de mai.
  • 2 min de leitura
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a atualização anual do cadastro nacional de eleitores, milhões de brasileiros descobriram estar com o título cancelado por não comparecerem a três eleições seguidas sem apresentar justificativa ou pagar a multa. A medida atinge também eleitores de Brumadinho, que devem procurar o Cartório Eleitoral da 52ª Zona, localizado na Rua Governador Valadares, 229, no Centro, para regularizar a situação o quanto antes. O atendimento ao público pode ser confirmado pelo telefone (31) 3571-1192.

Ter o título de eleitor cancelado implica em mais do que a impossibilidade de votar. O cidadão nessa condição não pode tomar posse em concursos públicos, renovar matrícula em instituições de ensino da rede pública, obter passaporte e até mesmo tirar a carteira de identidade para alguns fins oficiais. Para evitar essas complicações, é necessário agir rapidamente.

O primeiro passo é consultar a situação eleitoral, o que pode ser feito presencialmente no cartório ou online, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral. Se for constatado o cancelamento, o eleitor deverá apresentar uma justificativa formal — de preferência com documentos comprobatórios — ou pagar as multas referentes às ausências. Além disso, é obrigatório preencher um requerimento de regularização, que pode ser protocolado no próprio cartório ou por meio do autoatendimento no portal da Justiça Eleitoral. No sistema, basta acessar a área “Título Eleitoral” e selecionar a opção 6.

A recomendação é que os eleitores não deixem para resolver a pendência em cima da hora. O cancelamento de títulos ocorre, conforme determina a legislação, sempre em anos não eleitorais, como parte da política de manutenção atualizada do cadastro. Em Brumadinho, a movimentação no cartório já começou a crescer, e a expectativa é de que o fluxo aumente com a aproximação das eleições de 2026.

Manter o título regular é garantir o exercício pleno da cidadania e evitar problemas em diferentes áreas da vida civil. A regularização é gratuita, exceto nos casos em que houver multa pendente. O processo é simples e rápido, e pode ser a chave para evitar contratempos mais graves no futuro.

Komen


Anuncie Apoio_edited.jpg
Anúncio quadrado - Independente (3).png
Anúncio quadrado - Independente.png
bottom of page