
O atraso no repasse de valores referentes a empréstimos consignados por parte da Prefeitura de Brumadinho tem causado transtornos para servidores públicos municipais, que viram seus salários serem descontados, mas os valores não foram direcionados às instituições financeiras. A situação levou dezenas de funcionários a denunciarem o problema e cobrarem um posicionamento da administração municipal, temendo a inadimplência e eventuais prejuízos financeiros.
Os empréstimos consignados são uma modalidade de crédito onde as parcelas são debitadas diretamente na folha de pagamento do servidor. Neste caso, a Prefeitura de Brumadinho é responsável por descontar o valor da parcela e repassá-lo aos bancos. No entanto, devido a uma inconsistência no sistema da empresa intermediadora dos consignados, o dinheiro não chegou às instituições financeiras no prazo devido, gerando preocupação entre os servidores.
Mesmo sem o repasse oficial, os bancos já realizaram os descontos nas contas dos
servidores. Muitos, sem saldo suficiente, ficaram inadimplentes. O problema gerou grande insatisfação e mobilizou reclamações em redes sociais e grupos de funcionários, que apontaram a falha como um descaso da administração pública.
Diante da repercussão, a Prefeitura emitiu uma nota oficial explicando a situação. Segundo o comunicado, os valores foram corretamente repassados pela administração municipal, mas houve um erro no trâmite das informações entre o banco e a empresa terceirizada responsável por gerenciar os consignados. A falha teria ocorrido devido ao elevado número de servidores exonerados que possuíam contratos ativos.
Ainda segundo a Prefeitura, a inconsistência já foi corrigida e os valores foram integralmente repassados às instituições financeiras, garantindo que nenhum servidor sofra prejuízos. Ainda segundo a Prefeitura, a inconsistência ja foi corrigida e os valores foram integralmente repassados às instituições financeiras, garantindo que nenhum servidor sofra prejuízos.
Para evitar novos problemas, uma sindicância foi instaurada para apurar as responsabilidades, e tanto o banco quanto a empresa terceirizada foram notificados.
A administração municipal pediu desculpas pelo transtorno e se colocou à disposição para esclarecimentos adicionais. Enquanto isso, servidores seguem atentos aos desdobramentos, cobrando transparência e medidas que garantam que situações semelhantes não voltem a ocorrer.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura Municipal de Brumadinho vem a público esclarecer informações que vêm sendo veiculadas em redes sociais acerca de supostas irregularidades no repasse dos valores referentes aos contratos de empréstimos consignados dos servidores municipais.
Assim que a Prefeitura tomou conhecimento dessas informações, empenhou todos os esforços para verificar a situação. Esclarecemos que o fluxo do pagamento dos empréstimos consignados ocorre da seguinte forma:
1- O Município transfere o recurso financeiro referente aos empréstimos consignados para os bancos.
2- O Município encaminha via sistema um arquivo contendo as informações referente a esses empréstimos consignados para uma empresa terceirizada, que é responsável por gerar as informações para todos os bancos que possuem empréstimos contratados pelos servidores municipais.
3- Após essa apuração, os dados são novamente encaminhados para os bancos para que sejam realizados os descontos correspondentes.
Durante a verificação, constatamos que houve inconsistências no trâmite desses arquivos entre o banco e a empresa terceirizada, o que resultou em um atraso no crédito dos valores para as instituições financeiras responsáveis pelos contratos de empréstimos. Importante ressaltar que a situação do atraso era desconhecida pelo Município, uma vez que os repasses por parte da administração municipal foram feitos corretamente.
Ressaltamos que a situação já foi devidamente solucionada e que os valores foram integralmente repassados aos bancos. Não haverá qualquer tipo de prejuízo aos servidores municipais.
Além disso, a Prefeitura instaurou uma sindicância interna para apurar o ocorrido e já notificou tanto o banco quanto a empresa terceirizada envolvida no processo.
Pedimos desculpas pelo transtorno causado e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.”
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