top of page
  • Foto do escritorRedação Portal Independente

Preço da banana assusta consumidores, mas especialistas garantem que a alta é passageira

Foto - Fabio Tito/Arquivo

Nos últimos dias, os consumidores de Brumadinho têm se deparado com preços elevados para a banana nos sacolões, chegando a R$ 15,99 por quilo. A situação tem gerado preocupação entre os consumidores, mas especialistas afirmam que a alta é temporária e deverá ser revertida em breve.

Deny Sanábio, coordenador de fruticultura da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), explica que a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) realiza cotações de preços e colheitas nos principais estados produtores do país, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O recente aumento nos preços da banana é resultado de condições climáticas adversas no Vale do Ribeira, em São Paulo, um dos principais polos produtores da fruta que abastece toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O desfolhamento do bananal causado por ventania e chuva de granizo nos dias 13 e 14 de fevereiro impactou a produção e atrasou o amadurecimento das bananas, resultando em menor oferta nos sacolões. No entanto, Deny Sanábio tranquiliza os consumidores, afirmando que, caso não ocorram novos contratempos climáticos, a alta nos preços será passageira.

Ele ressalta que os consumidores tendem a ser seletivos e, diante de preços elevados, podem optar por outras frutas. Com a expectativa de normalização na produção, a oferta de bananas deve aumentar, e os preços devem retornar aos patamares usuais em breve. Portanto, a recomendação é aguardar um pouco antes de fazer as compras, pois a banana já começa a sobrar nas gôndolas e bancas.

Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page