top of page
  • Foto do escritorMoisés Oliveira

Obras do monumento em homenagem às vítimas de Brumadinho avançam na Cidade Administrativa

Foto - SEPLAG

As obras de construção do monumento em memória das 272 vítimas do rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, em 2019, estão em andamento em frente ao Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. O projeto, resultado de um concurso nacional, foi definido em conjunto com os familiares das vítimas e supervisionado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), com o acompanhamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).

Anunciada pelo governador Romeu Zema em 2021, a construção do monumento visa não apenas homenagear as vítimas da tragédia, mas também simbolizar o compromisso do governo com a reparação na região atingida e a prevenção de futuras tragédias.

“O monumento é uma homenagem simbólica às vidas interrompidas, que representam uma dor irreparável. Estamos acompanhando os trabalhos para garantir que a estrutura seja conforme o projeto vencedor e mantemos um diálogo constante com a Avabrum para atender demandas e esclarecer dúvidas sobre o rompimento”, declarou Luís Otávio Milagres de Assis, secretário-adjunto de Planejamento e Gestão e coordenador do Comitê Pró-Brumadinho.

A proposta vencedora do concurso, denominada “Bruma Leve” e criada pelo arquiteto Daniel Rodrigues, foi escolhida por uma comissão de dez membros, incluindo familiares das vítimas, representantes do Governo de Minas, da UFMG e do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB – Minas Gerais).

O nome “Bruma Leve” foi inspirado pelo significado do nome Brumadinho e pelos versos da canção "Anunciação", de Alceu Valença, além de representar as montanhas da região. O monumento consistirá de 272 peças lineares, cada uma simbolizando uma das vítimas, com a maior medindo 2,72 metros. As peças, feitas de concreto armado, formarão a silhueta de uma face humana e serão pintadas de vermelho, simbolizando dor, amor, coragem e força.

A construção do monumento, planejada desde 2022, passou por diversas etapas, incluindo a definição do local, formação de comissões, realização de concursos e seleção de propostas. A obra, composta por 272 perfis humanos, será concluída no segundo semestre deste ano. Atualmente, 240 peças já foram moldadas e concretadas, e as restantes estão em processo de montagem.

A confecção das peças, iniciada em março de 2024, está a cargo da empresa ACZA Projetos Engenharia e Consultoria Ltda – ME, e utilizará aproximadamente 2.500 kg de ferragens e cerca de 50 m³ de concreto.

Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page