top of page
Foto do escritorGuilherme Almeida

Novas regras do Pix entram em vigor em novembro com foco em segurança

Foto - Divulgação

A partir de 1º de novembro, novas regras para o uso do Pix, o sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central (BC), entram em vigor com o objetivo de aumentar a segurança e combater fraudes. As mudanças exigem que as instituições financeiras implementem mecanismos de controle mais rígidos, tanto para o uso das chaves Pix quanto para as transações realizadas em dispositivos novos ou desconhecidos. O BC espera que essas medidas dificultem a ação de fraudadores e ofereçam maior proteção aos usuários.

Entre as principais novidades, está a restrição de transações Pix em dispositivos que não estejam previamente cadastrados no banco. Caso o cliente tente realizar uma transação a partir de um celular ou computador novo, o valor será limitado a R$ 200. Já para os casos de troca de dispositivo, o limite diário de transações será de R$ 1 mil. O Banco Central acredita que essa exigência reduzirá significativamente os golpes praticados por criminosos que se aproveitam de brechas de segurança.

De acordo com Breno Lobo, Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, as novas medidas são um avanço necessário para fortalecer a segurança do sistema Pix. “O Banco Central continua trabalhando para deixar o Pix cada vez mais seguro. As novas medidas contribuirão para minimizar as chances de certos tipos de golpes acontecerem e para que as instituições participantes usem de forma mais eficaz as informações antifraude armazenadas aqui nos nossos sistemas”, afirmou Lobo.

As novas regras também preveem que as instituições financeiras implementem soluções de gerenciamento de risco que sejam capazes de identificar transações atípicas e não compatíveis com o perfil do cliente. Além disso, essas instituições deverão verificar, pelo menos uma vez a cada seis meses, se seus clientes possuem marcações de fraude na base de dados do Banco Central, o que poderá acarretar em ações como limites diferenciados ou bloqueios cautelares.

Raul Sena, educador financeiro e fundador da escola de investimentos AUVP em Goiânia, acredita que as novas regras são um passo importante para impedir a atuação de fraudadores. “Essas mudanças impedirão que golpistas utilizem celulares novos para gerenciar as chaves de terceiros e fazer transações. Para que sejam eficazes, os bancos também precisarão investir em melhorias no gerenciamento de risco e em campanhas de conscientização para orientar os clientes sobre golpes”, destacou Sena.

Além das medidas de segurança imediatas, o Banco Central também anunciou o lançamento do Pix Automático, previsto para 16 de junho de 2025. O novo mecanismo permitirá a realização de cobranças automáticas para empresas de diversos setores, como academias, escolas, concessionárias de serviços públicos e serviços por assinatura. O usuário poderá autorizar débitos periódicos diretamente pelo celular, sem a necessidade de autenticação para cada transação, o que promete trazer mais comodidade e eficiência para empresas e consumidores.

As instituições financeiras também estão obrigadas a disponibilizar, em canais eletrônicos de fácil acesso, informações claras sobre os cuidados que os clientes devem tomar para evitar fraudes. O Banco Central alerta sobre tentativas de golpes envolvendo o Pix, como sites falsos e links enviados por redes sociais e aplicativos de mensagens, que oferecem descontos para a quitação de tributos. A recomendação é que os usuários acessem diretamente o site da instituição financeira ou do BC para realizar operações de forma segura.

Em Brumadinho, as mudanças no sistema Pix são aguardadas com expectativa, já que a popularidade do sistema de pagamento cresce na cidade e nas regiões vizinhas. As novas medidas de segurança prometem tornar o uso do Pix ainda mais seguro, contribuindo para a tranquilidade dos comerciantes locais e dos usuários que utilizam o sistema para pagamentos diários.


Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page