Moradores de Brumadinho já podem consultar restituição do IR pelo site da Receita
- Guilherme Almeida
- 23 de jun.
- 2 min de leitura

Na manhã desta segunda-feira (23), a Receita Federal abriu a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Cerca de 6,5 milhões de contribuintes em todo o país — incluindo moradores de Brumadinho — poderão verificar se estão entre os contemplados para receber os valores, que somam R$ 11 bilhões. Esse é o maior lote da história tanto em número de pessoas beneficiadas quanto em valor total liberado, com prioridade para idosos, professores, pessoas com deficiência ou doenças graves e para quem optou pela declaração pré-preenchida com recebimento via Pix.
O lote contempla exclusivamente contribuintes com algum tipo de prioridade. Entre os beneficiados, estão mais de 1 milhão de idosos com idades entre 60 e 79 anos, quase 150 mil acima de 80 anos, além de professores, pessoas com doenças graves e aqueles que usaram recursos digitais para agilizar a entrega da declaração, como o preenchimento automático e o Pix como forma de recebimento.
Os valores começam a ser pagos em 30 de junho, diretamente na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix vinculada ao CPF. Caso haja erro na conta informada ou mudança de dados, o dinheiro ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Após esse prazo, o contribuinte deverá solicitar manualmente a restituição pelo portal e-CAC.
A consulta pode ser feita de forma simples e rápida por meio do site oficial da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal) ou pelo aplicativo disponível para dispositivos móveis. Para os contribuintes que ainda não foram incluídos, o extrato pode indicar pendências ou erros que exigem retificação da declaração para que a restituição seja paga em próximos lotes.
Em Brumadinho, contadores e escritórios de contabilidade relatam aumento na procura por informações desde a liberação da consulta. A orientação dos especialistas é que os contribuintes fiquem atentos ao cronograma da Receita e evitem deixar para resolver pendências de última hora, garantindo assim o recebimento dos valores a que têm direito.
Comentarios