Nesta terça-feira (22), às 19h, o Coletivo Bancada do Livro (CBL), por meio do Programa "Inclusão e Cidadania", promove uma discussão importante e ainda pouco abordada sobre a falta de reparação às Pessoas com Deficiência (PcDs) em catástrofes como a de Brumadinho e região. O programa contará com a participação de Maurílio Dias Jardim, Pessoa com Deficiência, presidente da AMPARE (Associação por Inclusão da Mulher e Pessoas com Deficiência) e membro do Observatório Social de Brumadinho, que debaterá sobre a exclusão das PCDs no processo de reparação após tragédias, e a urgência de medidas inclusivas nesse contexto.
O debate será conduzido por Vicente Chaves e Luiz G. Chafi Hallak, trazendo à tona a realidade de muitos que, além de serem atingidos por desastres, enfrentam barreiras adicionais devido à deficiência, sem que suas vozes sejam ouvidas ou suas necessidades reconhecidas adequadamente nos processos de compensação e recuperação.
Na segunda parte do programa, será discutido o direito ao Passe Livre para PcDs, tema que envolve uma série de entraves legais e administrativos que dificultam a garantia de mobilidade e acessibilidade para essa parcela da população. As dificuldades enfrentadas para assegurar esse direito serão exploradas, destacando os imbróglios que impedem a plena execução dessa política.
O Coletivo Bancada do Livro, formado por professores de Minas Gerais, é um grupo engajado na defesa da educação e da democracia, buscando trazer debates de interesse público e promover a inclusão em suas múltiplas formas. Com transmissões de segunda a sexta-feira, o coletivo se propõe a discutir questões educacionais, sociais e políticas que afetam diretamente a população.
Comments