Um incêndio de grandes proporções atingiu a área da aldeia Xucuri Kariri, em Brumadinho, durante o final de semana. O fogo, que iniciou no domingo (25) por volta das 17h e foi controlado pela noite, devastou uma extensa área, destruiu cerca de 3.000 mudas doadas pelo Instituto Inhotim aos indígenas e pode ter causado a morte de animais que vivem na região. O cacique Arapowana acredita que o incêndio foi criminoso.
De acordo com a Defesa Civil, o incêndio apresentou características que dificultaram o combate, impedindo a ação direta das equipes. Toda a aldeia se mobilizou para apagar as chamas, que chegaram a 6 metros de altura, além de brigadistas, Defesa Civil e Bombeiros.
O cacique Arapowana expressou sua suspeita de que o incêndio tenha sido intencional. "Isso é crime. Tocaram fogo", declarou o líder indígena, indignado com a destruição das mudas e o impacto ambiental causado pelo incêndio. "Mas essa fase vai passar. Vamos fortalecer. Se querem apagar a força do povo Xucuru, não vão. Se queimam, a gente planta. Que a força dos encantados possam fortalecer essa luta e toda forma de vida nessa terra, animais e plantas", comenta ao Portal Independente.
Além das plantas destruídas, há preocupação com a vida animal na área atingida, onde muitos animais podem ter perdido a vida devido às chamas. O caso levanta questões sobre a segurança da comunidade e a necessidade de uma investigação para determinar as causas do incêndio.
Comments