Uma força-tarefa formada pelo Corpo de Bombeiros, brigadistas e agentes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) planeja reformular a estratégia de combate ao incêndio que já dura três dias na Serra da Moeda, localizada entre as cidades de Moeda e Itabirito, na divisa com Brumadinho. As chamas têm se espalhado pela serra, consumindo a vegetação e ameaçando residências na área.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, nesta quarta-feira (21), será realizado um novo sobrevoo de helicóptero sobre a região da Serra da Moeda. O objetivo é identificar os focos do incêndio e ajustar as estratégias de contenção das chamas. Além do helicóptero já em uso, outra aeronave será disponibilizada para apoiar as operações.
A força-tarefa conta com a participação de 14 militares, 19 brigadistas e dois agentes do IEF.
Na última segunda-feira (19), a fumaça gerada pelo incêndio na Serra da Moeda chegou a causar uma interdição temporária na BR-040, na altura de Itabirito, dificultando o trânsito na região.
Para coordenar os esforços de combate, foi estabelecido um posto de comando na antiga base da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na região. O local conta com um heliponto e hidrantes para facilitar a captação de água, e a força-tarefa está distribuída em pontos estratégicos para acelerar a resposta ao incêndio.
As equipes seguem mobilizadas na tentativa de conter as chamas e proteger as áreas ameaçadas.
Comments