top of page
  • Foto do escritorRedação Portal Independente

Festival Abraça: Brumadinho recebe atividades culturais para honrar memória das vítimas

Foto: Alê Bastos/divulgação

O Festival Abraça chega pela primeira vez em maio deste ano, com o objetivo de fortalecer laços e manter viva a memória das vítimas da tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. A programação começa na cidade no próximo sábado, 25 de maio, na Praça da Saudade, oferecendo uma série de atividades culturais gratuitas para toda a família.

O evento, realizado em parceria com a AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão de Brumadinho), faz parte do projeto Legado de Brumadinho, que desde 2022 dedica-se a honrar as 272 vítimas da tragédia-crime ocorrida em 2019. Nayara Porto, vice-presidente da AVABRUM, destaca a importância do festival como forma de união e respeito à memória daqueles que tiveram seus sonhos interrompidos.

A programação do dia 25 de maio em Brumadinho, das 14h às 20h, inclui uma variedade de atividades culturais e de lazer. Estão previstos espetáculos de teatro e circo, como “Elefanteatro” do grupo de teatro de bonecos Pigmaleão, “Circo de Família” da trupe circense Cia Circunstância, e “Naquele Bairro Encantado – Ensaio Para uma Seresta” do Grupo Teatro Público. Além disso, haverá cortejos de congado, feira gastronômica e de produtos da economia solidária, oficina de suculentas com o Projeto Acamares, exposição de estandartes com a artista plástica Chris Tigra, e atividades infantis. O encerramento do dia será com o concerto “Música de Cinema” da Orquestra de Sarzedo, que mistura cinema mudo e música clássica.

Luciana Veloso, coordenadora do projeto Legado de Brumadinho, ressalta a importância das ações culturais na luta por justiça e na preservação da memória como patrimônio cultural. "A cultura se faz presente na vida de todas as pessoas, apresentando-se em sua dimensão simbólica, estética e política. É através dela que a população se expressa e constrói estratégias de mobilização social, potencializando a importância da preservação da memória como patrimônio cultural de um povo", afirma Luciana.

Maria Regina da Silva, mãe de uma das vítimas e integrante da diretoria da AVABRUM, acredita que o festival ajuda a comunidade a investir na construção do futuro por meio da cultura e práticas de coletividade. "O Festival é de grande importância para todos nós familiares de vítimas. Será um encontro leve para promover a aproximação de familiares em dias festivos, com brincadeiras e acolhimento afetivo", sublinha Maria Regina.

A curadora do festival, Juliana Sevaybricker, explica que a programação foi pensada para promover a vivência artística e a socialização, proporcionando um resgate do convívio comunitário e do compartilhamento de experiências leves. "A partir da cultura, é possível nos ressignificarmos, nos fortalecermos como indivíduos e como grupo, e assim fortalecer o sentimento de continuidade e resistência", afirma Juliana.

O Festival Abraça continua no dia 26 de maio em Sarzedo e encerra-se no dia 30 de maio em Belo Horizonte com a apresentação musical “Canto Negro Para Milton Nascimento”, do cantor e multiartista Sérgio Pererê, no Grande Teatro do Sesc Palladium.


Serviço | Festival Abraça em Brumadinho


- Data: 25 de maio, sábado

- Horário: das 14h às 20h

- Local: Praça da Saudade

- Entrada: Gratuita e aberta ao público


Para mais informações sobre a programação e as atividades do festival, os moradores podem acompanhar as atualizações nas redes sociais da AVABRUM e do projeto Legado de Brumadinho.

Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page