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Estudantes de Brumadinho podem participar da Olimpíada Mirim de Matemática; inscrições vão até 10 de junho

  • Foto do escritor: Moisés Oliveira
    Moisés Oliveira
  • 21 de mai.
  • 2 min de leitura
Foto: Alexandre Campbell/IMPA
Foto: Alexandre Campbell/IMPA

Estão abertas até o dia 10 de junho as inscrições para a 4ª edição da Olimpíada Mirim de Matemática, uma iniciativa que promete movimentar escolas públicas e privadas em todo o Brasil, incluindo as instituições de ensino de Brumadinho. Voltada para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a competição é uma oportunidade para que crianças desenvolvam o raciocínio lógico e o gosto pela matemática de forma lúdica e desafiadora desde cedo, além de valorizar o papel dos professores no processo de aprendizagem.

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Olimpíada Mirim já alcançou cerca de 11 milhões de estudantes nas três primeiras edições. A competição conta com o apoio da B3 Social, associação que atua no financiamento de projetos que buscam diminuir desigualdades e promover o desenvolvimento sustentável. O objetivo central é aproximar o ensino da matemática do cotidiano das crianças, estimulando o aprendizado com prazer e sentido. As escolas interessadas devem fazer a inscrição pelo site oficial da olimpíada (olimpiadamirim.obmep.org.br) utilizando o código MEC/INEP para cadastro e login. As unidades públicas estão isentas de taxa, enquanto as privadas devem realizar o pagamento conforme as regras estabelecidas no edital.

A prova é aplicada em duas fases, ambas de múltipla escolha e com 15 questões objetivas. A primeira etapa está marcada para o dia 26 de agosto e será classificatória. Os estudantes que obtiverem melhor desempenho avançam para a segunda fase, em 11 de novembro. O formato da avaliação busca medir mais do que memorização de fórmulas: ela exige interpretação, lógica e criatividade. Ao final, os participantes que se destacarem recebem certificados digitais equivalentes a medalhas de ouro, prata e bronze, reconhecendo o esforço e a dedicação dos alunos.

O envolvimento de crianças pequenas com desafios matemáticos ajuda a identificar talentos e a estimular o interesse por áreas do conhecimento muitas vezes tratadas com dificuldade nas salas de aula. É o caso de Guilherme Dangió, de 11 anos, morador do Rio de Janeiro, que conquistou medalhas em edições anteriores da olimpíada. Ele afirma que as provas exigem mais do que o currículo escolar e que os resultados já começam a impactar sua trajetória acadêmica. Para ele, a competição é uma oportunidade concreta de crescer e se destacar nos estudos.

O Impa reforça que a Olimpíada Mirim é também uma ferramenta de formação para os professores, pois estimula novas abordagens pedagógicas e incentiva a construção de um ambiente escolar mais curioso, investigativo e participativo. A expectativa é de uma grande adesão em 2025, especialmente de escolas públicas que veem na iniciativa um caminho para fortalecer o ensino da matemática e envolver os alunos de maneira criativa e inclusiva.

Em Brumadinho, escolas que participarem poderão inserir seus estudantes em um movimento nacional de valorização da educação desde os primeiros anos. A olimpíada representa, para muitos alunos da cidade, o primeiro contato com competições escolares de grande porte, o que pode se refletir em autoestima, novas oportunidades e incentivo à continuidade dos estudos.

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