Desde setembro de 2023, os canais do WhatsApp se tornaram uma alternativa valiosa para as empresas que desejam impulsionar suas vendas. Essa ferramenta, inicialmente popularizada por meios de comunicação e clubes de futebol, agora está sendo explorada por grandes organizações do varejo físico e digital, como Mercado Livre, Amazon, Carrefour, iFood e O Boticário, que utilizam o aplicativo para enviar comunicados aos seus seguidores.
De acordo com especialistas consultados pela reportagem de OTempo, a utilização dos canais do WhatsApp pode ser uma opção eficaz para as empresas que buscam aumentar suas vendas. Felipe Guimarães, especialista em negócios digitais da Keyrus, consultoria internacional de Inteligência de Dados e Transformação Digital, destacou as diversas possibilidades de relacionamento entre empresas e clientes que a plataforma oferece. "O WhatsApp permite a disponibilização do catálogo de produtos e possibilita realizar todo o processo de venda na plataforma", explicou Guimarães. Ele acrescentou que a ferramenta também é utilizada para suporte ao cliente, vendas consultivas e, em alguns casos, já incorpora a inteligência artificial para aprimorar a experiência do cliente.
Antonio Muniz, CEO Advisor 10X e Presidente da Editora Brasport, frisou que a ferramenta pode conectar as empresas a mais de 140 milhões de usuários brasileiros no WhatsApp, potencializando as vendas. No entanto, Muniz ressalta a importância de conhecer as necessidades dos clientes antes de oferecer produtos. "Não adianta oferecer um churrasco incrível para quem é vegano e vice-versa. A empresa deve segmentar muito bem qual tipo de cliente para cada tipo de serviço ou produto", afirmou.
O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em dados e inteligência artificial Kenneth Corrêa sugeriu que o uso de códigos promocionais nos canais do WhatsApp pode ser uma boa estratégia. "É preciso lembrar que você vai precisar de alguma maneira para que a pessoa saiba que esse código está disponível, então ainda existe uma dependência de outros canais para começar a estabelecer esse recurso. Eu colocaria mais como uma ferramenta de retenção do que de captação de clientes", observou Corrêa.
Cuidados do Consumidor
Embora o uso dos canais do WhatsApp seja benéfico para as empresas, é essencial observar os direitos do consumidor. Felipe Moreira, advogado especializado em direito do consumidor e mestre em direito, destacou que não há uma regulamentação específica para essa ferramenta. "A empresa deve garantir o produto na integralidade do que foi informado, já que o canal de comunicação é como qualquer outro", explicou Moreira. Ele também aconselhou que as empresas sejam claras ao detalhar as informações dos produtos enviados aos clientes.
Outro ponto de atenção é a segurança dos dados. "A empresa precisa criar meios para proteger e estabelecer segurança sobre as informações que foram repassadas pelo consumidor e ao consumidor", complementou Moreira. Em caso de problemas, ele sugere que os consumidores guardem registros, como prints das interações com a empresa, e autentiquem os arquivos em cartório, se possível. "São ferramentas válidas para tentar uma recuperação judicial", concluiu o advogado.
Os canais do WhatsApp, quando utilizados corretamente, podem ser uma poderosa ferramenta de vendas e relacionamento com o cliente, desde que as empresas sigam as orientações de especialistas e respeitem os direitos do consumidor.
Comments