
"Árvore de raiz forte dá bons frutos!" Um ditado popular que pode ser aplicado em várias áreas da vida, mas também ao futebol. Observando pela perspectiva do esporte, a “árvore” são as equipes e as “raízes” são suas categorias de base. Nas equipes profissionais ou amadoras, é de suma importância o investimento na formação de atletas, por que o trabalho quando bem realizado com crianças e adolescentes, no futuro renderá “bons frutos”. E muito mais além do que a formação de jogadores, o termo “bons frutos”, pode se referir a educação recebida pelos jovens e seu crescimento como cidadão de bem ao longo do tempo em que participou das atividades de uma escola de futebol, uma instituição ou um projeto.
Um belo exemplo de “raízes fortes” na cidade de Brumadinho é a escolinha de futebol do Itaguaense. A equipe, que tem como sede o distrito de Conceição de Itaguá, durante todos os seus 78 anos de existência mantem sua base ativa, e nestes últimos cinco anos se reestruturou para trazer melhorias aos alunos.
Segundo Reginaldo, presidente do Itaguaense, “O maior objetivo é trazer uma vida mais saudável para nossos alunos através do esporte, tirar as crianças e adolescentes um pouco da vida virtual, e principalmente capacitar a eles serem cidadãos do bem, pessoas de valores, e se no meio disso tudo sair algum atleta profissional ficaremos gratos pelo trabalho, pois o esporte também é uma profissão”.
“A escolinha de futebol significa muito mais do que jogar bola, é um projeto social, para ajudar as crianças e adolescentes, o foco total é o bem estar deles.” Complementou Reginaldo ao ser perguntado sobre o objetivo da escolinha.
Em anos anteriores a escolinha realizava apenas treinamentos e amistosos, a partir de 2023 começaram a participar de campeonatos:
Copa Cidadão do Futuro (campeões Sub 13);
Copa Palmeiras de Ibirité (semifinais)
Copa Brumadinhense Society
Taça Minas Gerais
Neste ano além da disputa da Taça Minas Gerais, a base do Itaguaense atualmente joga a Copa Talentos da Base, uma competição que está sendo organizado por incentivadores do esporte de Contagem, onde está reunindo 8 equipes da região de Contagem, Betim, Brumadinho e Ibirité. Ainda segundo o presidente do clube, “o objetivo na competição é fazer uma Copa bem sólida , que nos dê confiança para chegar mais preparados para Copa do Brasil de base, que é muito forte, onde saíram vários meninos para Atlético, Cruzeiro e América”.
O trabalho na escolinha segue atendendo crianças de 6 até os 16 anos de idade, hoje possui em média 100 alunos entre meninos e meninas, com treinos de segunda a quinta das 17h30 às 19h30.
A escolinha conta com apoio da diretoria do Itaguaense, a comunidade de Conceição de Itaguá, a Liga de Desportos de Brumadinho e principalmente os pais que estão sempre presentes.
Assina a coluna

Pedro Melo Estudante de Jornalismo - Unicesumar
Locutor e repórter esportivo da Rádio Regional FM
Colaborador do podcast Brumacast
Produtor de conteúdo para o @torcedor.fcc
31 9 971629797 | pedromelo2577@gmail.com
Comments