Um drama envolvendo um cão abandonado comoveu moradores e autoridades locais em Brumadinho, no Bairro Progresso I. O animal, tentando retornar para casa, foi rechaçado pela própria dona ao chegar ao portão. Relatos de testemunhas indicavam que agressões e maus-tratos eram práticas comuns.
A denúncia chegou ao Canil Municipal, onde Islânder Ferreira, responsável pelo órgão, prontamente tomou frente da situação. "Foram feitas várias denúncias sobre o caso, e achei mais prudente já ir acompanhado da polícia. Hoje, por volta das 8h, estivemos até o endereço. Apesar do cão estar com uma ferida em uma das patas, não ficou evidenciado nenhum sinal de maus-tratos no local. Sendo assim, após orientações à moradora, com o consentimento dela, o cão foi levado para o canil, onde já foi avaliado e passa por cuidados veterinários", explicou.
Antes mesmo que o resgate fosse efetuado, já havia um adotante interessado. Por se tratar de uma raça que demanda cuidados especiais, a adoção será criteriosamente estudada. "É fundamental que as pessoas compreendam que a decisão de ter qualquer tipo de animal de estimação é para toda a vida e que o cuidado é vitalício. O problema da causa animal reside na consciência humana", ressaltou Islânder.
A ação do Canil Municipal não apenas resgatou um cão em situação de abandono, mas também destacou a importância da conscientização sobre o cuidado responsável com os animais de estimação.
O Portal Independente segue empenhado em contribuir para a causa animal municipal. Qualquer denúncia (de forma totalmente sigilosa) ou informação, entre em contato através do 31 9 9537-0309.
Comments