
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou o curso de capacitação "Conhecendo os Quilombos: personalidades, cultura e crenças" com o intuito de promover o desenvolvimento de propostas educacionais que reflitam a realidade da Modalidade de Educação Escolar Quilombola em Minas Gerais. As inscrições para o curso, que é gratuito, estão disponíveis até o dia 30 de abril por meio deste link.
Desenvolvido pela Coordenação de Educação Escolar Indígena, do Campo e Quilombola (CECIQ) e viabilizado pela plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, o curso foi concebido a partir de uma demanda das escolas estaduais quilombolas, apresentada na Comissão Permanente de Educação Escolar Quilombola (CPEQ), com a colaboração de lideranças, professores e equipe técnica da modalidade na SEE/MG.
Brumadinho, que conta com cinco quilombos atualmente - Sanhudo (no Tejuco), Marinhos, Sapé, Ribeirão e Rodrigues - também tem os quilombos Lagoa, Casinhas e Massangano em processo de reconhecimento oficial.
O curso faz parte de uma série de capacitações iniciadas desde o início de 2023 e é o terceiro da trilha formativa voltada para a Educação Escolar Quilombola. Seu objetivo é abordar aspectos relacionados aos modos de articulação social e à organização da memória coletiva por meio das tradições culturais, crenças, saberes, práticas e personalidades quilombolas associadas a essas tradições.
Voltado principalmente para professores que atuam em escolas quilombolas, o curso também está aberto a todos os interessados no tema. Com carga horária de 20 horas, o curso será realizado na modalidade EAD (Ensino a Distância), em uma plataforma virtual que oferece suporte e recursos didáticos, como vídeos, textos e links com referências sobre o tema abordado.
Não há pré-requisitos para participar do curso, e não é necessário ter concluído os dois cursos anteriores para aproveitar plenamente este. Serão disponibilizadas 1.000 vagas, e a previsão de início para os participantes inscritos é dia 15 de maio.
Comments