Com o acerto anual de contas com o Fisco em andamento, os moradores de Brumadinho têm a oportunidade de ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul por meio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Durante o processo de entrega da declaração, é possível destinar até 6% do imposto devido para fundos do governo gaúcho e de municípios do estado vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ao Estatuto do Idoso.
O contribuinte pode escolher entre doar para fundos estaduais ou municipais, selecionando o estado e até a cidade onde os fundos atuam. Para realizar a doação, é necessário preencher a declaração completa, pois a opção não está disponível na versão simplificada.
O limite de 6% do imposto devido pode ser dividido da seguinte forma: 3% para fundos da criança e do adolescente e 3% para o fundo dos idosos. Ao preencher a declaração, o sistema emitirá o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que deve ser pago até o último dia de entrega da declaração, junto com o Imposto de Renda.
Para fazer a doação ao Rio Grande do Sul, siga o passo a passo:
- Clique em “Doações Diretamente na Declaração”;
- Escolha entre “Criança e Adolescente” ou “Pessoa Idosa”;
- Clique em "novo";
- Escolha o tipo de fundo (estadual ou municipal) e selecione Rio Grande do Sul ou uma das cidades atingidas pelas enchentes;
- O programa fornecerá os valores totais que podem ser destinados, 3% para cada tipo de destinação e 6% no total;
- Para doar os 6%, repita o procedimento na aba que não escolheu no segundo passo;
- Após enviar a declaração, imprima o Documento de Arrecadação de Recursos Fiscais e faça o pagamento até 31 de maio.
Segundo a Receita Federal, até o momento, as destinações de Imposto de Renda a projetos sociais somaram R$ 97,44 milhões, contribuindo para diversas causas. A participação dos contribuintes é fundamental para apoiar iniciativas sociais e beneficiar quem mais precisa.
Além das doações para vítimas de enchentes, o contribuinte também pode destinar parte do Imposto de Renda para projetos desportivos e paradesportivos, programas de apoio à saúde e estímulo à reciclagem, entre outras ações.
Ao contribuir com parte do Imposto de Renda para projetos sociais, você pode fazer a diferença na vida de milhares de pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Comments