top of page
  • Foto do escritorRedação Portal Independente

Cemig oferece dicas para economizar energia durante onda de calor em Brumadinho


Nos últimos dias, Brumadinho tem enfrentado uma nova onda de calor, elevando a temperatura em até 5°C acima da média histórica para o período. Com isso, o consumo de energia tende a aumentar, principalmente com o uso intensivo de equipamentos como ar-condicionado, ventiladores e climatizadores.

De acordo com o setor de Meteorologia da Cemig, a semana começará com predominância de sol em grande parte do estado de Minas Gerais. Contudo, áreas de instabilidade podem influenciar o tempo, com previsão de tempestades isoladas em diversas regiões, incluindo a de Brumadinho.

Apesar das chuvas previstas, o calor continuará intenso, com temperaturas superiores a 34°C na maior parte do estado durante a tarde. O calor intenso só deve diminuir a partir da próxima quarta-feira (20/3), com a chegada de uma frente fria.

Para evitar um grande aumento no consumo de energia, a Cemig destaca algumas dicas para refrescar o ambiente com economia. O engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Thiago Batista, recomenda atenção ao tempo de utilização dos aparelhos de ar-condicionado, especialmente, para os modelos menos eficientes. Além disso, ao adquirir um novo aparelho, é aconselhável escolher aqueles com classificação "A" de eficiência energética.

Batista também ressalta a importância de manter o ambiente fechado, utilizar cortinas ou persianas para evitar a incidência direta de luz solar e manter a temperatura do ar-condicionado entre 23°C e 24°C para um uso eficiente e confortável.

Para aqueles que optam por ventiladores, o especialista alerta para o tempo de utilização, pois mesmo consumindo menos energia, o uso prolongado pode resultar em um aumento significativo na conta de luz. Ele recomenda também manter a casa bem ventilada, abrindo portas e janelas para que o ar circule.

Outro ponto de atenção é o uso da geladeira, que é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência. Thiago Batista sugere verificar o estado da borracha de vedação e ajustar o termostato do refrigerador, levando em consideração as altas temperaturas.

Por fim, em relação ao chuveiro elétrico, o engenheiro indica a redução da potência para a posição "verão", que pode proporcionar uma economia de até 30% no consumo de energia. No entanto, é fundamental manter o tempo de uso adequado para garantir uma economia efetiva.

Seguindo essas dicas, os moradores de Brumadinho podem enfrentar a onda de calor com mais conforto e sem comprometer significativamente o orçamento doméstico com energia elétrica.

Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page