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Campanha nacional orienta consumidores a evitar fraudes nas compras de Dia das Mães

  • Foto do escritor: Guilherme Almeida
    Guilherme Almeida
  • 9 de mai.
  • 2 min de leitura
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, movimentando milhões de reais em vendas e promovendo uma alta no consumo, como mostrou o Índice Cielo do Varejo Ampliado, que registrou aumento de 6,8% nas vendas em 2024 em relação ao ano anterior. Com esse crescimento, também aumenta o número de fraudes virtuais e físicas. Consumidores de Brumadinho devem ficar atentos para evitar cair em golpes que têm sido cada vez mais comuns neste período.

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançou a campanha “Tem Cara de Golpe” com o objetivo de alertar a população para os principais tipos de fraudes. As recomendações são claras: nunca compartilhar dados pessoais ou bancários por telefone ou mensagens, ativar autenticação em duas etapas e manter os aplicativos financeiros protegidos com senhas e bloqueios biométricos.

Um dos golpes mais frequentes tem sido a entrega de brindes ou presentes falsos. Criminosos se passam por funcionários de lojas e dizem que a pessoa ganhou um presente pelo Dia das Mães. Na hora da entrega, exigem o pagamento de uma suposta taxa por meio de uma maquininha com visor danificado, induzindo a vítima a pagar valores muito superiores ao informado. Em algumas situações, solicitam ainda uma selfie da pessoa, que pode ser usada para invadir contas bancárias ou criar perfis falsos.

Outro golpe comum é o de sites falsos de compras online. Estelionatários criam páginas fraudulentas, imitando grandes redes de varejo, com promoções tentadoras. Após o pagamento, geralmente via Pix ou boleto bancário, o produto nunca é entregue e os dados do consumidor são utilizados em outras fraudes. A recomendação é sempre verificar a segurança do site, evitar links recebidos por mensagem e digitar o endereço da loja diretamente no navegador.

Também estão em alta os contatos por telefone feitos por falsos atendentes bancários, que alegam uma suposta tentativa de fraude na conta e pedem confirmação de dados sigilosos. Com essas informações, acessam contas e realizam transações indevidas. Bancos nunca pedem senhas, códigos de segurança ou dados completos de cartão de crédito por telefone.

Mensagens de texto com links suspeitos continuam sendo uma das formas mais rápidas de capturar vítimas. Frases como “seus pontos vencem hoje”, “promoção exclusiva para você” ou “compra aprovada no seu cartão, clique para cancelar” são iscas comuns. Ao acessar o link, a vítima é direcionada para sites muito semelhantes aos originais, onde acaba entregando seus dados pessoais.

Em caso de golpe, a orientação é agir rapidamente. A vítima deve entrar em contato com a instituição financeira pelos canais oficiais, bloquear o cartão ou o aplicativo bancário e registrar um boletim de ocorrência. Se o celular for roubado ou furtado, também é essencial informar a operadora e bloquear o aparelho para evitar o uso indevido de aplicativos.

A campanha da ABBC alerta que momentos emocionais, como o Dia das Mães, podem deixar as pessoas mais vulneráveis e propensas a cair em armadilhas. Em Brumadinho, a orientação é reforçar os cuidados com qualquer oferta recebida por telefone, mensagem ou presencialmente. A desconfiança pode ser a principal aliada para evitar prejuízos.

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