top of page

Calor e chuvas: saiba como evitar acidentes com escorpiões, aranhas e serpentes

Foto do escritor: Moisés OliveiraMoisés Oliveira
Foto - Divulgação

Com a chegada do período de chuvas e o aumento das temperaturas, os cuidados para evitar acidentes com animais peçonhentos devem ser redobrados, principalmente com escorpiões, que frequentemente invadem residências em busca de abrigo. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (CIATox-MG) registrou, entre janeiro e outubro de 2024, 2.821 casos de acidentes envolvendo animais venenosos, sendo que quase metade dessas ocorrências foi causada por escorpiões, totalizando 1.303 registros.

A combinação de calor e aumento no volume de água durante as chuvas é um fator crítico que desaloca escorpiões de redes de esgoto e outros esconderijos naturais, fazendo com que eles procurem refúgio em áreas urbanas, como quintais, garagens e até dentro das casas. Brumadinho, assim como outros municípios mineiros, deve estar atento, já que a presença desses animais se intensifica em regiões com acúmulo de entulho, lixo ou infiltrações.

Além dos escorpiões, o levantamento do CIATox-MG apontou 749 casos de acidentes com aranhas, 545 com serpentes e 224 com lagartas no mesmo período. A Secretaria de Estado de Saúde alerta que todos esses animais representam perigo e recomenda que, em caso de acidentes, a pessoa procure assistência médica o mais rápido possível, informando características do animal agressor. Caso seja seguro, uma foto pode auxiliar na identificação e facilitar o atendimento adequado.

Os moradores devem tomar precauções simples para evitar acidentes, como manter a casa e o quintal limpos, vedar frestas em portas e janelas, além de afastar materiais como entulhos, lenhas e folhas secas que podem servir de abrigo. Em locais próximos a áreas de mata, o risco de acidentes é ainda maior, e o uso de calçados e luvas ao manusear objetos no solo é imprescindível.

Com o aumento expressivo dos casos e o risco crescente com a chegada das chuvas, a população deve redobrar os cuidados e agir com rapidez em situações de emergência, priorizando a segurança e o atendimento médico imediato.

Komentari


Anuncie Apoio_edited.jpg
parceria REGIONAL + INDEPENDENTE.png
Logo Isabelly.png
Anúncio quadrado - Independente.png
bottom of page