Na manhã deste domingo (5), a Câmara Municipal de Brumadinho aprovou o orçamento municipal para o exercício de 2025. A estimativa de receita e a fixação da despesa totalizaram R$ 505.607.131,00. O projeto foi aprovado por unanimidade, com 11 votos favoráveis e nenhum contrário.
Ao contrário do que acontece normalmente, o projeto que discute o orçamento anual costuma ser votado no ano anterior à sua utilização. Algumas fontes confirmaram que, para este projeto do orçamento de 2025, a não votação no ano passado atendeu a um pedido do próprio executivo à época.
O Projeto recebeu Emenda de Plenário, proposta pelo Vice-Presidente, Vereador Max Barrão, a pedido do Poder Executivo, suprimindo os parágrafos 2º ao 5º do artigo 7º. Assim, o limite de 50% de créditos adicionais, que ficou conhecido como ‘cheque em branco’ foi retirado. A referida emenda foi aprovada pela unanimidade dos vereadores presentes.
A sessão contou com a presença dos vereadores Itamar, Ninho, Crentinho, Civoney, Adriano Diniz, Denilson Gama, Juca Dornas (votante somente em caso de empate, Max Barrão, Márcio Guru, Valcir Rambinho, Xodó e Geada. O Vereador Ivan Egg não compareceu.
O orçamento aprovado define os valores que serão utilizados nas despesas do município ao longo do ano, incluindo investimentos em setores como saúde, educação, infraestrutura e outros serviços públicos essenciais. Após a votação, o projeto será encaminhado ao Executivo para sanção e publicação.
Comments