top of page
  • Foto do escritorRedação Portal Independente

Bombeiros reforçam ações de combate a incêndios no Parque Estadual Serra do Rola Moça

Foto - Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) anunciou a criação de novas bases operacionais, em parceria com o Governo do Estado, para intensificar a prevenção e combate a incêndios florestais nas 95 Unidades de Conservação do estado, incluindo o Parque Estadual Serra do Rola Moça. A medida, que será implementada a partir de julho, visa otimizar o atendimento e reduzir os danos ao ecossistema e às espécies endêmicas.

O estado de Minas Gerais, com sua vasta extensão territorial e ricos biomas como Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, enfrenta desafios significativos em relação aos incêndios florestais. Para enfrentar esses desafios, a corporação contará com o apoio de 500 novos agentes, um aporte de R$ 5 milhões para a contratação de aeronaves e a aquisição de equipamentos.

Com a publicação do Decreto Estadual 48.767/2024, o CBMMG assumiu a coordenação operacional das atividades de prevenção e combate a incêndios florestais nas Unidades de Conservação de Proteção Integral e Uso Sustentável, abrangendo mais de 2 milhões de hectares. O esforço conjunto envolve também a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Florestas e Polícia Militar Ambiental.

Os incêndios florestais causam graves prejuízos ambientais e econômicos, afetando a biodiversidade, a saúde pública e a economia local. O tenente Leonan Soares, da Coordenadoria de Meio Ambiente do CBMMG, destacou a importância da preservação das Unidades de Conservação: "A proteção dos cursos d’água, da flora e a manutenção da fauna contribuem para a dispersão das sementes e o reflorestamento das nascentes, garantindo o abastecimento de água nas cidades."

Para enfrentar o período crítico de incêndios, o CBMMG estruturou um Sistema de Meio Ambiente que promove a distribuição adequada de recursos humanos e logísticos nas regiões de maior demanda. O Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais inclui reforços operacionais aéreos e terrestres, ferramentas de georreferenciamento, monitoramento de focos de calor e a criação de uma sala de coordenação operacional.

As novas bases operacionais serão instaladas nas Unidades de Conservação com maior histórico de incêndios, incluindo o Parque Estadual Serra do Cabral em Joaquim Felício, a APA Cochá e Gibão em Bonito de Minas, a Apae Alto do Mucuri em Teófilo Otoni e o Parque Estadual Serra do Rola Moça em Brumadinho.

A operação contará com tecnologias avançadas, como internet via satélite e estações meteorológicas portáteis, além de monitoramento via satélite e software de gerenciamento. O efetivo será reforçado por bombeiros recém-formados e especializados em prevenção a incêndios florestais, somando 115 militares distribuídos em 17 unidades operacionais do estado. Além disso, a contratação e treinamento de 280 brigadistas florestais serão complementados por 90 brigadistas adicionais através da compensação minerária.

Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page