No último domingo (10), uma moradora de Brumadinho vivenciou uma situação de assédio enquanto realizava atividade física no Bairro Serra Verde, conhecido como GTA. Um motoqueiro abordou a mulher e disse algo inaudível, segundo à jovem. Depois de ir embora, voltou por mais duas vezes, gerando desconforto e insegurança. O episódio reflete uma triste realidade vivenciada por diversas mulheres na cidade, que enfrentam situações de importunação sexual em diferentes contextos, como praças, academias e ambientes corporativos, empresas, escritórios, consultórios, agências e etc.
Minas Gerais apresentou um aumento nos casos de importunação sexual em 2023, registrando 4.275 ocorrências, superando os 3.586 casos de 2022. Embora não haja um número específico para Brumadinho, relatos de mulheres sobre assédios frequentes alertam para a necessidade de conscientização e combate a essa prática.
A delegada Luciana Libório destaca a importância das denúncias para a punição dos agressores. O medo de denunciar ainda é um desafio, mas a delegada ressalta que sair dessa situação e fazer uma denúncia, mesmo que anônima, contribui para o fim desse cenário e ajuda outras mulheres que podem passar por situações semelhantes. "A denúncia é fundamental porque esse crime fere a dignidade sexual. Estimamos que metade dos abusos não é relatado em ocorrências. Ou seja, sem a ocorrência, não temos como agir. Muitas vezes, é por medo da reação dos familiares/terceiros que a mulher guarda o abuso dentro de si, por falta de informação. Por isso, o tema deve ser discutido. Sem a ocorrência, ficamos de mãos atadas", comenta a delegada.
Como denunciar
Mulheres que enfrentam situações de assédio em Brumadinho podem buscar apoio e denunciar pelos seguintes meios:
- Delegacia de Polícia - Telefone: 3330-5715
- Disque 190 - Polícia Militar (para casos de flagrante delito)
- Disque 181 - Polícia Civil (para realizar denúncias anônimas)
O Portal Independente reforça seu compromisso como um canal de denúncia, garantindo total sigilo. A redação está à disposição pelo número 31 9 9537-0309 ou através do e-mail contato@portalindependentenoticia.com.br.
A conscientização e a colaboração de toda a comunidade são essenciais para combater o assédio e proporcionar um ambiente mais seguro e respeitoso para as mulheres de Brumadinho.
ความคิดเห็น