Aposentados enfrentam demora no atendimento do INSS em Brumadinho e cobram melhorias no serviço
- Moisés Oliveira
- 27 de mai.
- 2 min de leitura

Aposentados e pensionistas de Brumadinho têm relatado dificuldades cada vez maiores para conseguir atendimento no posto local do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apesar dos elogios aos profissionais que atuam na unidade, a falta de funcionários e a sobrecarga de atendimentos têm causado insatisfação e prejuízos diretos à população, especialmente aos mais idosos e pessoas com deficiência.
Atualmente, a maioria dos atendimentos só é realizada mediante agendamento prévio, feito exclusivamente por aplicativo ou pelo telefone 135. No entanto, a espera por uma vaga pode ultrapassar dois meses, o que compromete o acesso a serviços essenciais.
Uma aposentada, que procurou o Portal Independente, relatou que está com o benefício bloqueado por não conseguir realizar a prova de vida. Por não dominar o uso de internet e aplicativos e sem condições de se locomover para outras cidades, ela teve que agendar o atendimento com prazo de um mês e 23 dias, sem possibilidade de antecipação. “Eu sou sozinha, deficiente, não tenho como ir para Betim ou BH. Estou com meu pagamento travado e ninguém resolve”, desabafa.
Moradores afirmam que a estrutura atual do INSS em Brumadinho não dá conta da demanda do município, que possui um número expressivo de aposentados e beneficiários. A ausência de pessoal de apoio agrava ainda mais a situação, deixando os próprios servidores sobrecarregados.
O posto do INSS em Brumadinho fica localizado na Rua José da Silva Fernandes, 81 - Centro, mas recomenda-se agendar o serviço desejado por meio do site meu.inss.gov.br, aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135. No entanto, o chamado para o agendamento tem se tornado um obstáculo para muitos usuários.
Diante disso, a comunidade pede providências urgentes ao INSS nacional, reforço no quadro de servidores e alternativas mais acessíveis para garantir o atendimento digno aos cidadãos brumadinhenses. O Portal Independente enviou a demanda para a ouvidoria do INSS e continuará acompanhando o caso e ouvindo a população.
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