Um novo aplicativo promete facilitar o acesso aos serviços de emergência para pessoas com deficiência auditiva, permitindo o acionamento rápido da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu com apenas um toque. A plataforma gratuita será lançada em julho deste ano e foi desenvolvida pelo enfermeiro Eder Almeida, que recebeu uma homenagem na Câmara Municipal de Belo Horizonte por seu trabalho inovador.
Eder Almeida, professor nas Faculdades Kennedy e Promove, iniciou o desenvolvimento do app em 2020 com o objetivo de proporcionar uma forma mais acessível e ágil para que pessoas com deficiência auditiva possam pedir ajuda em situações de emergência.
A ferramenta é intuitiva e utiliza ícones representativos para indicar o tipo de serviço de emergência desejado, sendo adequada para pessoas de todas as idades, inclusive aquelas que não sabem ler. Além disso, o aplicativo mostra o deslocamento em tempo real das equipes de policiais, bombeiros ou médicos, proporcionando mais segurança e informação aos usuários. O nome do aplicativo ainda vem sendo discutido.
Para utilizar o aplicativo, o usuário precisa criar uma conta e cadastrar os principais endereços, de forma ilimitada, para facilitar o acionamento em caso de emergência. Na página inicial, figurinhas indicam os tipos de atendimento disponíveis, como para casos de picada de animais peçonhentos, assalto a mão armada, afogamento, parada cardíaca, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outros.
O enfermeiro destacou a importância de oferecer mais acessibilidade e opções para pessoas que necessitam de ajuda, especialmente em um contexto onde acionar serviços de segurança por linha telefônica convencional pode ser desafiador para deficientes auditivos.
O lançamento do aplicativo em julho representa uma iniciativa significativa para ampliar o acesso a serviços de emergência e garantir mais segurança e rapidez no atendimento a pessoas com deficiência auditiva.
Comments